Pular para o conteúdo principal

Meninos devem usar o banheiro feminino ou masculino?

Esses dias vi essa polêmica em um grupo de mães, onde MUITAS disseram que não se sentiam confortáveis com a presença de meninos (seis à nove anos) no banheiro feminino. Na hora eu lembrei de uma situação no vestiário da natação de meu sobrinho, quando ele tinha 06 anos. Eu estava sozinha com João Francisco (na época com meses), ele, um amigo da mesma idade e minha sobrinha, com 03 anos na época. Eles estavam totalmente confortáveis e espontâneos, como crianças que eram, quando duas mães começaram a fazer um alvoroço exigindo que eles se retirassem. Fiquei MUITO triste!

A maioria dos lugares não tem banheiro infantil, apenas o masculino e o feminino. Se você acha que uma criança de 07 ou 08 anos tem algum tipo de malícia ou olhar que te deixe desconfortável, o que dizer do adulto? Será mais correto deixar uma criança sozinha no banheiro masculino? Eu penso que NÃO. Não apenas por medo de algum olhar ou ação infeliz, mas pela própria higiene. Por mais que a gente fale e explique como proceder, tudo em banheiro público é muito sujo e por ali circulam vírus e bactérias "de adulto". No caso de João, por mais esperto que ele seja, não me sinto nem um pouco segura em deixar ele só no banheiro adulto e lamento profundamente os olhares de reprovação das mulheres no banheiro feminino. Até porque ninguém costuma ficar pelada no banheiro público né?
Enfim, essa semana aconteceram algumas coisas e eu me senti na obrigação de falar sobre isso e ouvir a opinião de vocês, por isso gostaria MUITO que vocês comentassem e respondessem à enquete na parte superior do blog.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As crianças do Axé(Asé)

Já falei diversas vezes sobre o preconceito que João Francisco sofreu nas escolas onde estudou e quem nos conhece sabe de boa parte desse processo. No último dia dois de fevereiro nós fomos à prainha dos orixás, para prestigiar a homenagem a Oxossi e Iemanjá organizada pela Federação de Umbanda e Candomblé de Brasília e Entorno e o FOAFRO/DF. No intervalo entre os toques de umbanda e candomblé, João se aproximou dos atabaques e o ogan que estava presente chamou ele pra tocar. Infelizmente não consegui filmar, mas uma amiga querida (valeu Líviaa!!) registrou um pouco desse momento. Enquanto ele tocava, Adna Santos - Mãe Baiana, falou sobre o preconceito enfrentado por nossas crianças nas escolas e sobre a necessidade URGENTE de se cumprir a lei  10.639/03,  que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana nas escolas públicas e particulares, do ensino fundamental ao ensino médio. 

I Encontro Nacional de Crianças de Axé

Estão abertas, de 03 a 21 de abril, as inscrições do I Encontro Nacional de Crianças de Axé. O encontro ocorrerá no Terreiro Axé Talabi (Paulista/Pernambuco) entre os dias 29 e 30 de abril - 2017 e crianças de 04 a 12 anos podem participar com um acompanhante. O intuito com a realização do encontro é o de possibilitar um intercâmbio cultural realizado através de um conjunto de vivências coletivas que utilizarão a memória ancestral e o  corpo como ferramentas fundamentais para o desenvolvimento educacional e cidadã dos participantes, fortalecendo o direito a liberdade e cidadania das crianças pertencentes a casas de axé. Temas como racismo na educação Infantil, preconceito religioso e direitos humanos na infância serão abordados de forma lúdica nos ciclos de vivências programadas. Garanta já sua vaga, solicite sua ficha de inscrição através do e-mail: criancadeaxe@gmail.com, com o título: Inscrição no I Encontro Nacional de Crianças de Axé. Participe, a atividade é gratuita!

Tem criança na cozinha!

 Já falei em outros posts como eu e Henrique amamos cozinhar, apesar de ultimamente não termos mais tanto tempo pra isso. Certamente minhas lembranças da infância na cozinha são maravilhosas e marcantes, e quero que seja da mesma forma com os meninos. Eu gosto de ter em casa: farinha de trigo, farinha de trigo integral, polvilho, aveia e maizena, que são ingredientes que estou acostumada a trabalhar. Juju gosta de biscoitos de aveia, e eu tanto uso flocos finos como os grossos. Misturo os farináceos (cerca de 2 xícaras) ao açúcar mascavo (1/2 xícara), 1 ovo e manteiga ou óleo (pode ser de girassol, coco os outro de sua preferência). Gosto dos biscoitos mais crocantes, e então deixo a massa sequinha, como na foto. Faço bolinhas, mas depois ficam redondinhos. Nesse abaixo nós colocamos gotas de chocolate amargo. A banana amassada também fica muito bem nos biscoitos! No vídeo abaixo (snapsave) estamos na casa de minha sogra, peneirando a fazer tapioca. Ele também ama organizar a mesa